segunda-feira, 8 de julho de 2013

[Semana do Poema] #1 Como surgiram os poemas!

Olá!!!

Essa semana até na próxima segunda teremos a semana do poema aqui no blog!!
A cada dia teremos uma nova postagem falando sobre poemas!
Vamos iniciar então essa semana, conhecendo a história dos poemas!


Fonte

"Poesia é forma de expressão literária que surgiu simultaneamente com a Música, a Dança e o Teatro, em época que remonta à Antiguidade histórica na Grécia Antiga (séc. V ao VII a.c). Junto com os filósofos na Grécia antiga existiam os “adis”, que eram poetas que declamavam seus versos junto com música.

Já havíamos formalizado a composição em prosa, e já havia se tornado comum escrituras de ampla estrutura e com magnífica coordenação. A questão era que qualquer destes não obtinha sucesso ao tentar passar a emoção e a amplitude de nossos anseios, dos mais profundos aos mais rasos. 

Então se buscou alguma coisa que facilmente expressasse a beleza e a simplicidade da vida, das experiências pelas quais viveu e do que enxerga, desde a luz da lua em um crepúsculo obsoleto beijando o mar negro de uma paria de areias claras, aos pedaços de morango de um delicioso vermelho forte como sangue de um lanche ao cair da tarde, até os profundos olhos verdes de um exausto pescador.

Só se é possível explicar todas estas coisas de modo único, por meio da poesia, porque assim como falava Cesário Verde, um extraordinário poeta Português que retratava o que via por meio da poesia: - "Eu pinto quadros com palavras..." E realmente pintava, suas poesias derramavam coloração, surrealismo, verdade, aflição, agonia, alegria, alvedrio e grandiosidade."


Agora vamos ver o conceito de poema: 
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema.
Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.
Fonte
Espero que tenham gostado!Essa foi uma pequena explicação sobre o assunto,pois se todos os posts forem grandes eles serão cansativos!

Beijos EmyLu

2 comentários:

  1. Olá!!

    Adoro quando percebo o quão cheia de poesia vida pode ser, então gostei muito da sua ideia!

    Também gosto muito do gênero poema, mas não leio tanto quanto gostaria, tenho alguns livros aqui, seu post me fez ficar com vontade de lê-los :)

    Passando para avisar que já postei os selos e a tag que você me indicou: http://aoleitor.blogspot.com.br/2013/07/selinhos-8-e-tags.html

    Até mais!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Hellooo!
    Adorei a ideia de fazer essa semana sobre poemas.
    Também confesso que não leio tanto quanto gostaria, já li mais.
    Vamos aprender mais essa semana né :)

    Bjim
    geek-pop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoraria saber sua opinião sobre o post!
*Comentários exclusivos para divulgação serão excluídos,mas se quiser deixe o link de seu blog no final do comentário que,assim que possível,retribuirei o comentário!